Cursos Empresarial de Instrutor de Empilhadeira

A empilhadeira é um veículo industrial característico para o transporte, movimentação e empilhamento de materiais diversos. Esta máquina substitui boa parte do esforço humano de um ponto para outro. Existem variados modelos e aplicações de empilhadeiras, onde as mais utilizadas são as de combustão que geralmente são encaminhadas para setores externos, as empilhadeiras elétricas, por não emitirem gases poluentes, vão para os setores internos, como o de industriais alimentícias por exemplo. Como todo veículo, para ser operado o condutor deverá ser capacitado para isso. Tendo este que passar por um treinamento ministrado por uma escola autorizada e certificada, que o habilite para tal função.

Os cursos da In Company de instrutor de empilhadeira tem plena responsabilidade sobre o curso aplicado ao futuro instrutor seguindo todas as orientações das normas vigentes. Após a efetivação do curso é importante que o trabalhador saiba que qualquer tipo de acidente que possivelmente venha acontecer durante a jornada de trabalho será de sua responsabilidade e de sua supervisão. A seriedade e competência vão depender muito do processo de aprendizado que o participante porá em práticas em seus treinamentos. A segurança é um requisito importante ao lidar com máquinas pesadas, muitas empresas preocupadas com a saúde e integridade física de seus colaboradores, aplicam constantemente investindo em cursos e reciclagens para operadores de empilhadeiras assim como também investindo em abordagem com os tipos de riscos que a má utilização deste equipamento possa trazer a toda corporação.

Objetivo do curso

O curso In Company tem como objetivo trabalhar pelo crescimento e pelo desenvolvimento das pessoas, em especial dos seus instrutores, através de treinamentos e demais atividades. As empresas que investem na qualificação de suas equipes criam possibilidades para o desenvolvimento de seus negócios. Proporcionar o desenvolvimento dos participantes com conhecimentos técnicos, teóricos e na utilização de metodologia apropriada para capacitarem operadores de empilhadeiras, uniformizando procedimentos e atitudes com vistas a operações corretas, seguras e eficientes.

O público principal do curso de instrutor são; profissionais técnicos em segurança do trabalho, tecnólogo de segurança do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, profissionais da área de segurança com máquinas e equipamentos

Conteúdo programático

A metodologia se aplica em aulas expositivas com participação ativa dos participantes em trabalhos em equipe e prática de operação em manobras básicas, manobras com obstáculos, empilhar e desempilhar cargas. Os participantes e futuros instrutores contam com o material de apoio como apostilas, vídeos expositivos e a máquina empilhadeira. Entre a programação temática estão; Técnicas de treinamento, Elaboração do plano de aulas, Metodologias recomendadas, Testes de avaliação
Angariando o treinando, Legislação, Norma Regulamentadora NR 11
Normas de segurança do trabalho em operações de empilhamento e armazenamento de materiais, Armazenamento de materiais, A Empilhadeira,Conceito, Classificação das empilhadeiras.

Equilíbrio da empilhadeira, Triângulo da estabilidade, Principais componentes, Instrumentos e controles, Habilidade e conhecimentos básicos, Imprudência x cortesia, Condições físicas e mentais,
Efeito gangorra, Leitura da placa de especificações, Centro de carga e capacidades de carga, Centro de gravidade vertical, Exercícios sobre centro de carga, Símbolos de risco e de manuseio, Dos instrumentos e das cargas,Regras básicas de circulação, Corredores, pisos e rampas entre outros. Conheça mais sobre o curso, acesse Treinamento de operador de empilhadeira e se inscreva!