Curso Instrutor de CIPA NR-5

O Curso para instrutor da CIPA NR-05 tem a função de instruir para prática de segurança do trabalho e conta com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes com o principal objetivo que é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho e de maneira significativa fazer possível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. É importante lembrar, que cursar o CIPA é obrigatório para uma qualificação e manuseio de todo trabalho envolvendo riscos, os estabelecimentos devem manter em ordem os cursos e certificados regularmente em funcionamento nas empresas privadas, públicas, órgãos da administração, instituições, associações recreativas e outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.

As medidas composta pela NR 05 decreta sua vigente pauta aos trabalhadores independentes e às instituições que recebem seus serviços, observadas as disposições estabelecidas em Normas Regulamentadoras de setores econômicos específicos. A melhor maneira de empresas ou qualquer que possuir dúvidas sobre a CIPA, deve-se acessar a Norma Regulamentar nº05, quadro III e por fim identificar em qual grupo se enquadra, é possível encontrar na última coluna a Classificação Nacional de Atividades Econômicas a empresa. Ao finalizar averiguação do grupo, deve-se conferir o quadro I descrito; Dimensionamento de CIPA e localizar o seu grupo, pela quantidade de funcionários que a empresa possui quantos membros a empresa necessitará conter. Seja um profissional habilitado se qualifique, veja esse e outros cursos na Mundial cursos e se inscreva!

CIPA e Ministério do trabalho

Segundo a NR 05, as empresas que não tiverem enquadradas no campo do quadro I, deverão promover anualmente treinamento para designar sendo responsável pelo cumprimento do objetivo desta NR. O curso da NR 05 CIPA é preparado e constituído conforme exigências do Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. A NR 5 do Ministério do Trabalho e Emprego, trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, por isso é fundamental seu papel enquanto prevenção nos ambitos empresariais de todos os seguimentos de exposição a riscos. Vale relembrar que o curso para formação de membros da CIPA somente pode ser ministrado por instrutores habilitados pelo MTE-DRT, SESMT ou empresas especializadas em segurança no trabalho, indicado para estudantes e profissionais interessados em segurança do trabalho das NRs.

Conteúdo programático

O curso tem o objetivo de adquirir ao participante a base de como funciona a comissão CIPA numa empresa ou instituição, desde as suas atribuições legais, estrutura e objetivos.  Os conteúdos que farão parte dessa qualificação serão: CIPA – O que é e suas atribuições legais, Como é a estrutura organizacional de uma CIPA numa empresa, Resumo das atribuições legais dos membros da CIPA, Objetivos da Norma, Acidentes de Trabalho, Constituição da Comissão, Organização da Comissão, Atribuições da Comissão, Funcionamento da Comissão, Treinamento da Comissão, Processo Eleitoral, Contratantes, Contratadas e Disposições Finais, Uso do PDCA na CIPA, Uso do 5W2H para o Plano de Ação na CIPA e Mapa de Risco. Para conhecer mais sobre esse e outros cursos confira também Treinamento de operador de empilhadeira e se inscreva!