Desafios do Desenvolvimento num Mundo em Mutação

Desafios do Desenvolvimento num Mundo em Mutação

A capacitação de profissionais em nossos dias é muito diferente do que foi no passado. Há alguns anos o profissional que se capacitasse, em qualquer área de atividade, possuía uma visão muito clara dos benefícios e diferenciais que sua capacitação lhe proporcionaria, afinal tecnologias, métodos e equipamentos não mudavam tão rapidamente como mudam hoje.

Quem se dedicava à atividade do Treinamento In Company percebia claramente esta característica em muitos profissionais, pois uma das consequências desta modalidade de treinamento é estar dentro das organizações, no ambiente de trabalho, perceber nuances do convívio, desenvolvimento das demandas corporativas e pode traçar perfis profissionais rapidamente em função desta proximidade com a organização.

Era a época em que, uma vêz realizado determinado curso específico em uma determinada área do conhecimento e pronto, o profissional tinha pela frente alguns anos de diferencial à ser explorado como capital individual. Era o seu diferencial competitivo. Isto mudou, radicalmente, em nossos dias.

A globalização não trouxe somente a disseminação de organizações e culturas, mas trouxe também a competitividade entre empresas e a acessibilidade à tecnologias, ou barateamento de tecnologias. O que acabou por reconstruir todo o conceito que tínhamos de diferencial competitivo entre organizações e pessoas.

Na era da informação (passado) o diferencial estava sob posse de quem possuía a informação, portanto a especialização ou habilitação em hard-skills eram os diferenciais competitivos de qualquer profissional ou organização. Num mundo hiper-conectado, como o que vivemos, a informação está acessível à todos que pretendam pesquisá-la e há inúmeros recursos para a aquisição de conhecimentos, seja corporativo ou de outro espectro qualquer. A informação tornou-se acessível e farta.

Isto fez com que, o conhecimento em si já não fosse mais um diferencial competitivo tão importante quanto no passado. Ainda é importante, porém mais importante ainda é a possibilidade da inovação. A capacidade de aquisição de novos conhecimentos, ou seja a atualização, que é a capacitação constante ou o desenvolvimento contínuo do profissional e da organização. Num mundo aonde tudo muda, rapidamente, isto tornou-se um fundamento.

Se sua organização realizou um Curso de Liderança ou assistiu uma Palestra de Liderança recentemente, deve ter notado que uma das características mais requisitadas, em profissionais que pretendem a liderança é o desenvolvimento constante ou atualização ininterrupta para o melhor uso que novos métodos e novas tecnologias possam proporcionar de injeção de competitividade nas atividades da organização. Atualização constante, na velocidade das novas tecnologias, processos e demandas corporativas.

Somente assim chega-se ao que as organizações mais valorizam, a Inovação. E inovação só pode ser proporcionada por profissionais atualizados e conectados com as demandas de seu tempo. Não se inova utilizando-se conhecimentos obsoletos.

A capacitação constante é não é uma demanda exclusivamente das organizações, mas uma demanda de nossa época. Para empresas, para indivíduos, para escolas, para administração pública, enfim, qualquer que seja a área de atividade à que o ser humano se ocupe. O único caminho para não ficarmos obsoletos é a capacitação constante em novas tecnologias, nos novos processos e métodos. O diferencial já não é mais a informação que o indivíduo tem, esta já é pública e acessível à todos. Se não for neste momento, será num curto espaço de tempo.

Treinar , treinar e treinar constantemente até ao nível da excelência. Quando este estado, tão desejado por profissionais e organizações, for atingido, uma nova tecnologia ou uma nova forma de se fazer as coisas que seja mais enxuta, de melhor eficácia ou mais veloz já terá acontecido neste mundo de rápidas mudanças. Então haverá a necessidade de um novo aprendizado à ser adquirido e este processo não deverá esgotar-se por um bom tempo. Pelo menos nós, que nos decidamos ao treinamento empresarial não vemos este limite no horizonte que contemplamos no momento.

Diferencial, em nossos dias é a capacidade de inovação e aprendizado, sempre.