Formação de Instrutor e operador de empilhadeira

A empilhadeira é um veículo industrial direcionado ao transporte, movimentação e empilhamento de materiais variados. Este maquinário realiza todo o esforço que homens fariam para mover determinados tipos de cargas. Existem vários tipos, modelos e aplicações de empilhadeiras, onde as mais utilizadas são as de combustão, Gasolina, GLP e Diesel. Como todo veículo, para ser operado o condutor deverá ser capacitado para isso. Tendo este que passar por um treinamento ministrado por uma entidade autorizada e certificada, que o habilite para tal função.

É importante saber que toda empresa assim como também o próprio operador de empilhadeira, tem total responsabilidade civil e criminal sobre qualquer tipo de acidente fatal ou não que possivelmente venha acontecer durante a jornada de trabalho. A seriedade dessa lei vem fazendo com que empresas preocupadas com a saúde e integridade física de seus colaboradores, venham constantemente investindo em cursos e reciclagens para operadores de empilhadeiras assim como também investindo em cursos que abordam os vários tipos de riscos que a má utilização deste equipamento que possam trazer a toda instituição. Para conhecer mais sobre o curso de Operador e instrutor de empilhadeira confira Mundial cursos e se inscreva!

Objetivos do curso

O curso de Operador e instrutor de empilhadeira tem como objetivo trabalhar pelo crescimento e pelo desenvolvimento das pessoas, através de treinamentos e demais atividades. As empresas que investem na qualificação de suas equipes criam possibilidades para o desenvolvimento de seus negócios. Favorecem o desenvolvimento dos alunos com conhecimentos técnicos, teóricos e na utilização de metodologia apropriada para capacitarem Operadores de Empilhadeiras, uniformizando procedimentos e atitudes com vistas a operações corretas, seguras e eficientes. Os futuros instrutores tem todo suporte para serem professores capacitados para passar o conteúdo com toda clareza possível a fim de aprimorar o aprendizado de seus futuros operadores. Para fazer parte do curso se inscreva no Treinamento de operador de empilhadeira.

Conteúdo programático

O conteúdo programático desse curso é bastante abrangente e visa a total interação da máquina com o operador. Entre a programação de conceitos estão; Técnicas de treinamento, Pedagogia, Elaboração do plano de aulas, Metodologias recomendadas, Testes de avaliação, Angariando o treinando, Legislação, Norma Regulamentadora NR 11, Normas de segurança do trabalho em operações de empilhamento e armazenamento de materiais, Armazenamento de materiais, A Empilhadeira, Conceito, Classificação das empilhadeiras, Equilíbrio da empilhadeira, Triângulo da estabilidade, Principais componentes, Instrumentos e controles.

O operador, Habilidade e conhecimentos básicos, Imprudência e cortesia, Condições físicas e mentais, A Carga, Efeito gangorra, Leitura da placa de especificações, Centro de carga e capacidades de carga, Centro de gravidade vertical, Exercícios sobre centro de carga, Símbolos de risco e de manuseio, Instrumentos e das cargas, Regras básicas de circulação, Corredores, pisos e rampas, Pedestres, Portas e acessos, Obstáculos aéreos, Regras básicas de operação, Movimento da empilhadeira, Transporte de cargas, Os diversos modelos e suas aplicações, Movimentação de produtos perigosos, Aulas expositivas com participação ativa dos participantes em trabalhos em equipe, Prática de operação em manobras básicas, manobras com obstáculos, empilhar e desempilhar cargas entre outros.