Curso para Operador de Empilhadeira Elétrica

O operador de empilhadeira é uma profissão em que o profissional necessita demonstrar habilidade e domínio dos seus conhecimentos de trabalho para conseguir ser valorizado no mercado de trabalho. Cabe ao operador priorizar a eficiência e cautela do transporte de produtos para que as mercadorias não sofram danos. Apesar de ser uma profissão com boas oportunidades de emprego, as atividades de operador também pode colocar a vida do operador em riscos, pois o profissional lidará diariamente com possíveis casos de acidentes no trabalho. Para não correr o risco de se machucar, profissional precisa ser habilitado para o cargo.

O curso de operador de empilhadeira visa à capacitação da mão de obra, ao longo da formação do operador, os participantes aprendem como lidar com máquinas de segmento, as técnicas para evitar acidentes e ter domínio sobre o veículo de transporte de cargas. Através do curso fica muito mais fácil conquistar o esperado emprego em indústrias de diferentes segmentos. A máquina empilhadeira é um equipamento muito utilizado, tem função importante para o desenvolvimento de muitas empresas, essa tarefa de operador vem sendo muito requisitada, por isso conheça o curso e Treinamento de operador de empilhadeira e se inscreva!

Características da empilhadeira elétrica

A máquina empilhadeira elétrica, como seu próprio nome diz, é movida a eletricidade, sendo sua principal fonte de energia baterias tracionarias, a grande maioria das empilhadeiras elétricas operam com baterias de 48 volts, são silenciosas, fator de grande importância em qualquer ambiente produtivo diminuindo consideravelmente ruídos operacionais. Possuem alto grau de giro possibilitando manobras em seu próprio eixo independentes, que garantem que os cabos do sistema de tração não sejam afetados por pequenas falhas elétricas.

Os seus conectores são previamente preparados permitindo ligar outros consumidores de energia elétrica com facilidade. A empilhadeira elétrica é versátil por conta de seu desenho e de suas características operacionais, são próprias para serem operados em lugares fechados como, por exemplo, depósitos, armazéns ou câmaras frigoríficas. São extremamente compactas, para que possam realizar tarefas em corredores estreitos, e a maioria delas possuem uma torre de elevação de altura aumentando consideravelmente a capacidade de armazenagem e estocagem em prateleiras.

Conteúdo programático

O participante contará com um conteúdo programático bem amplo e ótimo referencias e instruções de profissionais capacitados. Com o intuito de operar de forma segura e eficiente empilhadeiras, uniformizando procedimentos para inspeção, manutenção e conservação destes equipamentos. Entre a programação do curso estão; Classificação das empilhadeiras, tamanho, aplicação; Mercado de empilhadeiras: principais fabricantes; Conceito de estabilidade frontal: ponto de apoio, princípio da alavanca; Estabilidade Lateral: centro de gravidade, base e centro de carga.

Partes da Empilhadeira tipos de Motor, transmissão, embreagem, diferencial, chassis e contrapeso, sistema hidráulico, sistema de elevação, pneus, comandos e instrumentos do painel. Regras de Operação conforme NR11 do Min. Trabalho, Regras Básicas de Operação, regras para partida da máquina, operação em rampas, frente e ré, corredor estreito, regras, manobras, obstáculos terrestres e estacionamento, operação com cargas pequenas, médias, grande, cilíndricas, especiais, técnicas de empilhamento, desempilhamento e transporte.