Curso para Operador de Escavadeira Hidráulica

A escavadeira hidráulica é um dos equipamentos mais importantes no trabalho de construção. Mais eficaz que a escavadeira tradicional usada na exploração de minérios e escavação de materiais rígidos e na construção de estradas e rodovias.  A retroescavadeira é bastante útil para os operadores da construção civil, pois desempenha múltiplas tarefas com facilidade além de conter peças flexíveis, agindo com facilidade na escavação e carregamento de materiais. As escavadeiras hidráulicas comportam uma vasilha hidráulica, longarina com caçamba e braço, essas ferramentas formam a máquina escavadeira de grande utilidade para construção.

Sua caçamba é como uma grande garra, indispensável especialmente em cavar a terra e transferi-la para uma determinada área dentro do alcance da máquina pesada. A máquina escavadeira hidráulica também pode ser encontrada em esteiras e rodas. A escavadeira de esteira é uma das mais procuradas devido à sua flexibilidade em lama, áreas íngremes e superfícies irregulares de estradas, pois a máquina com rodas pode apresentar desequilíbrio em determinadas funções, causando acidentes e danos à máquina. Conheça também o curso de operador de empilhadeira, acesse e se inscreva!

Objetivo do curso

Como vimos anteriormente, a escavadeira hidráulica possui vários benefícios, porém para se operar uma grande máquina como essa, é necessário ser habilitado. O curso de operador de escavadeira tem o objetivo de aperfeiçoamento profissional do operador em atividades e atribuições em realizar as operações de escavação e cobertura de valas, corte regularização, aterro, desmatamento, destocamento, desmonte mecânico de rochas, utilizando a escavadeira hidráulica e acessórios, atendendo aos requisitos de segurança e confiabilidade para o meio ambiente e saúde para o segmento de construção, montagem e terraplanagem. O público alvo destina-se aos alunos e profissionais indicados por empresas que participam dos empreendimentos e o público em geral, inserido ou não no mercado de trabalho. Para realizar o curso é necessários ter o ensino fundamental com completo ser no mínimo 18 anos e conter CNH.

Conteúdo programático

O aluno participante do curso de operador de escavadeira terá condições de capacitação e adquirir todo suporte necessário para sua profissão. Os conteúdos do curso são bastante abrangentes e tem objetivo de sanar dúvidas com aulas teóricas e práticas com profissionais especializados. Entre a programação educacional está; Introdução com capacitação, educação e conscientização, Apresentação, Apresentação da Escavadeira Hidráulica composição, sistemas características, Estratégia e planejamento das atividades para operação segura da Escavadeira Hidráulica, Analise de risco, Princípios de segurança na utilização da Escavadeira Hidráulica, Método de trabalho seguro, Operação com segurança da Escavadeira Hidráulica, Técnicas de escavação de valas, Técnicas de enchimento e descarga da concha.

Noções sobre legislação de transito, Acidente do trabalho, Acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes, Medidas de controle de risco EPI e EPC, Sinalização de Segurança, Procedimento em situação de emergência, Técnicas de reconhecimento dos riscos da área de trabalho e do material a ser manipulado, Uso correto dos EPI e EPC,Verificação diária, Técnicas de escavação de valas, Técnicas de enchimento e descarga da concha, Aplicação das normas de segurança na operação do equipamento, Relacionamento interpessoal,Processos da comunicação entre outros.