Cursos In Company para Instrutor de PTA

A PTA também conhecida como Plataforma de Trabalho Aéreo é uma ferramenta de equipamento móvel muito útil na construção e outros ramos em que se necessita de trabalho em espaços elevados.  Possui uma plataforma de trabalho também conhecida como cesto que permite ser sustentada por sua base por meio de uma haste metálica denominada lança que pode ser articulada, se locomove para atingir determinado ponto elevado de local de trabalho, suporta o peso de ate dois trabalhadores com ferramentas e equipamentos, de acordo com sua capacidade de carga. Possui configurações diversas, com distintas capacidades de carga de trabalho. Para operar essa máquina é necessária qualificação, direcionadas segundos as normas vigentes.

Os cursos In Company de Instrutor de PTA são oferecidos por diversos tipos de empresas de ordem pública e privados, bem como órgãos públicos, ou prestadores de serviços em empresas de forma geral. A partir desta necessidade é possível realizar todos os treinamentos de ordem teórica e ilustrativa além de prática para todos os participantes. Desta forma é possível se adotar métodos de ordem prática e na maior parte do treinamento este tipo de método poderá se apresentar de forma muito mais eficaz uma vez que toda a sua eficiência profissional irá depender bastante das necessidades que são apresentadas, assim os profissionais podem contar com informações técnicas fundamentais para realizar o seu trabalho, bem como aquisições de equipamentos e outras necessidades que são apresentadas por todos os participantes.

Como é o curso In Company de Instrutor de PTA

O curso é oferecido da seguinte forma, através dele podemos contar com um treinamento de forma teórica e ilustrativa bem como prática para os participantes. Assim podem-se adotar métodos muito mais práticos na maior parte do método descrito. Este tipo de curso acaba se apresentando da forma mais eficaz possível uma vez que toda a eficiência dependerá muito mais da prática no decorrer de todos os treinamentos conforme as necessidades que são apresentadas, oferecendo informações técnicas param se adequar no trabalho. Os cursos são realizados frequentemente dentro da empresa, com treinamentos de segurança do trabalho, com uma capacitação para todos os funcionários. Para saber mais sobre os cursos, acesse Curso de segurança no trabalho, não perca a oportunidade de se qualificar e se inscreva!

Conteúdo programático

Como parte do conteúdo programático de curso de instrutor é bastante completo podemos citar a utilização correta dos equipamentos específicos, trabalho em altura, tipos de equipamentos de segurança, escadas móveis, plataformas suspensas elevatórias, passarelas para o telhado, riscos associados ao trabalho em altura, benefícios de prevenção de acidentes de trabalho. As demais programações são; Técnicas de Abordagem e Apresentação, Metodologia de Ensino, Elaborando exercícios para assimilação da matéria, Elaborando Provas, Elaborando Apostilas, Informações Gerais; NR18 com Anexo IV; NR11 – Segurança em Veículos Industriais, Normas Internacionais, Instruções Gerais de Segurança, Riscos Residuais e Verificações, Espaço de Trabalho.

Características Técnicas do Equipamento, Tipos de Plataformas; Tipos de Montagem de Plataformas, Atravancamentos e Rótulos; Princípios de Funcionamento, Estudo do Manual do Equipamento, Segurança na Utilização, Proximidade a Linhas Elétricas, Efeito do Vento, Trabalhos em Ambientes Externos, Atmosféricas, Carregamento, Descarregamento, Deslocamento e Precauções, Operações Painel de Solo e no Cesto da Plataforma, Operação em Casos de Emergência, Manutenção Preventiva e Corretiva, Incidentes, Estudos de Caso, Sistemas de Segurança, Elaboração do Checklist Diário e Avaliação Teórica final.