Instrutor para curso da CIPA

A CIPA, Comissão interna de prevenção de acidentes é a entidade que auxilia e está presente em muitas empresas. As empresas que possui um quadro grande de funcionários devem compor a comissão, inserindo ao redirecionamento da NR -5. A indicação e treinamento de um empregado da CIPA se faz necessário dentro de uma empresa, esse profissional responsável em prevenção de acidentes PE chamado Designado da CIPA. A CIPA tem por objetivo através de várias ações, trabalhar a causa de segurança no trabalho, evitando assim, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e afirmando metaforicamente, a Comissão interna de prevenção de acidentes é o braço da segurança do trabalho em uma empresa.

O curso de instrutor atende a norma vigente sendo certificado de acordo com as normas do Ministério do Trabalho e Emprego, o certificado vai devidamente assinado pelo responsável técnico. Essa qualificação tem a finalidade de fornecer aos participantes do curso, conhecimentos básicos do estudo da NR-5 do Ministério do Trabalho com aplicação dos conhecimentos no procedimento da prevenção de acidentes, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de trabalho saudável e seguro. Apresentar ao trabalhador e empregador as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir e eliminar os riscos existentes no trabalho. Conheça mais qualificações, acesse Mundial cursos e se inscreva!

Conteúdo programático

Introdução, Objetivos da CIPA, Riscos ambientais, Riscos Físicos, Biológicos e de Acidentes; Mapa de risco, O que é um designado e quem faz; Estudos dos Tipos de Riscos, Como Levantar e Identificar os Riscos Durante a Visita ao Setor, A Avaliação dos Riscos para a elaboração do Mapa, A Colocação dos Círculos na Planta ou Croqui, Medidas de controle com eliminação, neutralização e sinalização de riscos; Obrigações do Empregador Quanto ao Uso do EPI, Inspeção de segurança, Passos a serem seguidos na Inspeção de Segurança, Investigação e análise de acidentes; Acidente do Trabalho no Conceito Legal e técnico, Investigação das causas dos acidentes ocorridos, Fatores Determinantes dos Acidentes do Trabalho. Conheça também o curso de operador de empilhadeira e se inscreva!

Considerações e Acidentes de Trabalho                                                                                       

No curso o participante terá todo respaldo necessário para ser um instrutor competente, veja alguns itens necessários para a qualificação. É necessário assinar um registro do acidente, fazer comparações ao acidente de trabalho, recolher fatos dentro do prazo ocorrido, participar de reuniões da CIPA, Manter um plano de trabalho além de seguir as sugestões a serem desenvolvidas durante o processo de averiguação e prevenção.

Os futuros instrutores terão aulas e noções de combate a incêndio que são eles; Conceito de Prevenção de Incêndio, Conceito de Incêndio, Conceito de Combate a Incêndio, Conceito de Fogo, Calor, Combustível, Comburente, Métodos de Extinção do Fogo, Classificação do Incêndio e Método de Extinção, Extintor de Incêndio, Agente Extintor, Extintores Portáteis e também participará de um curso de primeiros socorros que conterá os seguintes conteúdos; AIDS, A ação do HIV, Transmissão do HIV e Redução de riscos.