SIPAT na Empresa

A SIPAT é a sigla da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do trabalho e tem como propósito juntar e orientar os funcionários das empresas sobre a importância da conservação e proteção da saúde e da integridade física dos mesmos, com um trabalho voltado á conscientização sobre prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho.

Segundo a NR5 do Ministério do trabalho e emprego, as empresas devem anualmente promovem a SIPAT desenvolvendo palestras com temas voltados á segurança e á saúde do trabalhador. A segurança contra incêndios desenvolve este serviço evidenciando assuntos relacionados com a saúde e a segurança do trabalho, buscando a efetiva participação dos funcionários e envolvendo também, os diretores gerentes e familiares. A SIPAT não deve ser vista como a continuidade dos trabalhos voltados para a preservação de acidentes e doenças ocupacionais, onde a lucratividade está na promoção da saúde, no aumento da produtividade e na valorização da vida.

Objetivo da SIPAT na empresa

O objetivo da SIPAT é conscientizar os trabalhadores da importância da segurança no trabalho é uma obrigação da empresa e dos responsáveis, que é regulamentada na legislação trabalhista. Por isso foi criada essa semana que tem o objetivo de realizar atividades que alertam os funcionários para a prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho e realizada anualmente em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

A semana de prevenção somente pode ser realizada por normas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, obrigatória em toda organização e instituição que possua trabalhadores assalariados, mesmo que o risco desse trabalho seja mínimo. A CIPA deve identificar os possíveis riscos, no ambiente de trabalho dos funcionários, e alertá-los sobre o cumprimento das normas presentes na legislação. Além de realizar ações preventivas, como avaliações, verificações e implementações de toda exigência presente na lei que protege o trabalhador. Para saber mais sobre, acesse Mundial cursos e confira!

Onde e quando realizar a SIPAT

As atividades informativas da SIPAT são bastante interativas contando com as gincanas, palestras, sorteios, atividades motivacionais, entre outras e tem a finalidade de criar uma consciência crítica e observadora em todos os funcionários que compõem a organização. Motivando o conhecimento teórico e prático das ações necessárias para o resultado do cumprimento das normas, que tornam seu trabalho um ambiente mais seguro, digno e em constante melhora.

As atividades devem ser feita no horário de trabalho, pois, ela é considerada uma ferramenta de conscientização e pode ser comparada como se fosse um curso ou treinamento. Como o próprio nome sugere, a SIPAT deve ser organizada para se desenvolver durante uma semana, embora algumas empresas façam em muito menos. Tal atitude pode levar a empresa a sofrer multas e problemas na justiça. A conscientização das empresas sobre a SIPAT é fundamental, todo projeto que contribui para o bom desenvolvimento e segurança dos trabalhadores deve ser visto com bons olhos. Caso se interesse mais sobre o assunto acesse Mundial cursos e confira.