Curso e Treinamento: NR-12 Ferramentas Rotativas

Treinamento: NR-12 Ferramentas Rotativas;

O curso tem como objetivo desenvolver competência para verificar o sistema elétrico de segurança em máquinas e equipamentos
e subsidiar a elaboração do plano de ação para adequação e conservação deste, em atendimento à norma NR 12.
Introdução;
Princípios e Objetivos;
Termos e Definições;
Requisitos da norma;
Arranjo físico e instalações;
Instalações e dispositivos elétricos;
Dispositivos de partida, acionamento e parada;
Sistemas de segurança;
Dispositivos de parada de emergência;
Meios de acesso permanentes;
Transportadores de materiais;
Aspectos ergonômicos;
Riscos adicionais e percepção de riscos;
Manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos;
Procedimentos de trabalho APR, envolvido na operação do equipamento.

A importância da utilização segura destas ferramentas,utilização de equipamentos de,
segurança individual ( EPI ) e de sistemas de proteção de campo que garantam a segurança
para as pessoas e equipamentos.
Assim os aplicadores destes conceitos estarão operando estas ferramentas com maior segurança,
eficiência.

Distância de Segurança: mínima distância necessária para impedir o acesso à zona de perigo.
Movimento de Risco: movimento de partes da máquina que podem causar danos pessoais.
Proteções: dispositivos mecânicos que impedem o acesso às áreas de movimentos de risco.
Proteções Fixas: proteções fixadas mecanicamente, cuja remoção ou deslocamento só é possível com o auxílio de ferramentas.
Proteções Móveis: proteções móveis que impedem o acesso à área dos movimentos de risco quando fechadas.
Segurança Mecânica: dispositivo que, quando acionado, impede mecanicamente o movimento da máquina.
Segurança Elétrica: dispositivo que, quando acionado, impede eletricamente o movimento da máquina.

Acidentes, independente de sua gravidade, pois além de gerarem prejuízos com
afastamento e / ou indenizações trabalhistas, geram um ambiente inseguro quanto a
integridade física e psicológica dos operadores a qual não tem preço.
Todos estes cuidados podem aumentar ou até diminuir a produtividade de uma
empresa, sendo necessário toda segurança com ferramentas rotativas conforme nr-12

Pontos de perigo característicos de movimentos de máquina e equipamento Retilíneo recíproco horizontal ou vertical – Movimentos retilíneos recíprocos são os movimentos alternativos lineares característicos de mesas móveis de máquinas, que ocorrem em plainas de mesa, cabeçotes móveis verticais/ horizontais, sistemas de movimentação lineares de peças por meio mecânico, hidráulico ou pneumático, martelos de prensa vertical, lâminas de guilhotina e ferramental de usinagem por brochamento.
Pontos de perigo característicos de movimentos de máquina e equipamento Movimento Radial – São os movimentos realizados por robôs e braços de movimentação automatizados, os quais podem desenvolver movimentos radiais, verticais e horizontais ou também movimentos oscilantes e pendulares
Sistemas de segurança – proteção Para que você possa entender o que são sistemas de segurança, vejamos o que diz o item 12.38 da NR-12: 12.38 As zonas de perigo das máquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurança, caracterizados por proteções fixas, proteções móveis e dispositivos de segurança interligados, que garantam proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores.
Sistemas de segurança – proteção Tipos de Proteção Proteção Tipo Barreira – A proteção tipo barreira é um anteparo que se interpõe entre o perigo e o(s) operador(es), de modo a garantir a segurança na operação. Esse tipo de proteção pode ser construído em chapa de metal, tela metálica, barras de metal ou qualquer outro material resistente o bastante para suportar qualquer impacto que venha a receber (VILELA, 2000).
Sistemas de segurança – proteção Tipos de Proteção Proteção Fixa Proteção móvel Proteção por intertravamento Proteção intertravada com bloqueio
Sistemas de segurança – proteção Proteção Fixa – a proteção fixa é aquela mantida em sua posição (isto é, fechada), seja por maneira permanente (por exemplo: soldagem) ou por meio de elementos de fixação (parafusos, porcas, etc.), que só permitem que o protetor seja removido ou aberto com o auxílio de uma ferramenta.
Sistemas de segurança – proteção Proteção móvel – A proteção móvel é aquela que se pode abrir sem utilizar ferramenta e que geralmente é ligada por elementos mecânicos (por exemplo, por meio de dobradiças) à estrutura da máquina ou a um elemento fixo próximo.
Sistemas de segurança – proteção A Proteção por intertravamento é a proteção associada a um dispositivo de intertravamento de modo que:  As funções perigosas da máquina “cobertas” pela proteção não podem operar enquanto a proteção não estiver fechada.  Se a proteção é aberta durante a operação das funções perigosas da máquina, é dado um comando de desligamento; Desde que a proteção esteja fechada, as funções perigosas da máquina “coberta” pela proteção podem operar, mas o fechamento da proteção não inicia por si só a operação de tais funções.