Como Montar Desmontar Andaimes

Executar a capacitação visa um bom desempenho como funcionário e habilita o trabalhador estar preparado para qualquer situação de risco existente. No curso de andaimes o participante aprenderá a montar e desmontar andaimes receberá instruções sobre a prevenção em acidentes na montagem e desmontagem além de desempenhar suas funções laborais em alturas como atividades de acordo com o previsto na NR 18, com o objetivo de executar da melhor maneira suas atividades com segurança seja na indústria ou em canteiros de obras da construção civil. O curso capacita profissional com o intuito de entender e praticar os requisitos mínimos de segurança, previstos na NR e NBR da segurança em Andaimes.

Conteúdo programático e instruções do andaime

No curso sobre andaimes o aluno aprenderá na prática e teoria conceitos básicos para seu aprendizado entre as temáticas estão; Tipos e Características de Andaimes, Conceitos, Sistemas e Procedimentos para o Trabalho em Altura, Montagem de Andaimes e Demonstrações Práticas para Trabalhos em Altura.

As armações dos andaimes característicos para fachadas, tipos suspensos e em balanço devem ser construídos com projeto elaborado por profissional habilitado. Todos os andaimes devem ser identificados conter instruções como; Especificação do andaime, espaços e posições de ancoragens e entroncamentos, detalhes dos processos sequentes para as operações de montagem desmontagem. Conheça mais sobre esse e outros cursos, acesse Mundial cursos e se inscreva!

Segurança com atividades com Andaimes

A área de trabalho dos andaimes devem conter travas que não permita seu deslocamento ou desencaixe. Nas atividades é necessário que todos os trabalhadores recebam treinamento para operação, o uso de cinto de segurança que envolve todo o corpo e com duplo talabarte que possua ganchos de abertura mínima de dupla trava é importante para tal tarefa.

Todas as ferramentas usadas no trabalho em altura devem ser manuais e com amarração que impeça sua queda acidental, os andaimes metálicos devem ter travamento contra o desencaixe acidental. Segundo as normas de segurança, o piso dos andaimes deve ter forração, ser antiderrapante e seguro, esses podem ser com estrutura metálica e forração do piso em material sintético ou em madeira.

Equipamentos de segurança para montagem de andaime

No curso de montagem e desmontagem são expostas precauções que devem ser tomadas na montagem, desmontagem e movimentação de andaimes próximos às redes elétricas. Os participantes entendem que o acesso aos andaimes tubulares deve ser feito de maneira segura por escada incorporada à sua com estrutura metálica, incorporada ou acoplada aos painéis com dimensões de quarenta centímetros de largura mínima e a distância entre os degraus uniforme e compreendida entre vinte e cinco e trinta e cinco centímetros.

A escada montada externamente da estrutura do andaime deve seguir os seguintes itens: para o uso coletivo deve ser montada interna ou externamente ao andaime, com largura mínima de
oitenta centímetros, corrimãos e degraus antiderrapantes. Sua elevação pode ser ainda por meio de portão ou outro sistema de proteção com abertura para o interior do andaime e com dispositivo contra abertura acidental. Conheça também o curso de operador de empilhadeira e se inscreva!