Laudo de Para-Raios SPDA

O laudo de para raios SPDA, refere-se de um documento técnico com todo registro das inspeções, averiguadas em medições no sistema de proteção contra descargas atmosféricas e também do sistema de aterramento elétrico. O principal objetivo do laudo é verificar a conformidade com a norma técnica brasileira ABNT NBR-5419 em proteção de estruturas contra descargas atmosféricas e a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego NR 10.

Essa norma estabelece com o poder de obrigatoriedade o documento técnico que comprove a conformidade das suas instalações elétricas com as normas de segurança e também a responsabilidade solidaria do contratante e contratado. Para conhecer alguns cursos e treinamentos regidos pela NR, acesse Mundial curso e participe!

Laudo e inspeções

A fiscalização e inspeções de ensaios para emissão deste laudo devem ser prescritos segundo os métodos e periodicidade prescritos na norma ABNT NBR-5419, nomeada proteção de estruturas contra descargas atmosféricas. A equipe técnica para realizar tal função deve ser especializada nos mais diversos segmentos da engenharia elétrica, principalmente no provimento de funções de projetos e instalações industriais e prediais.

O Laudo de instalações elétricas funciona como uma pericia e leva em conta os aspectos técnicos envolvidos numa instalação elétrica. Esse documento deve ser emitido por um Engenheiro eletricista fundamentado em inspeções e medições realizadas nas instalações elétricas, conforme requisitos estabelecidos e também deve considerar os aspectos, jurídicos, de proteção contra incêndio e de segurança aos trabalhadores e usuários de eletricidade.

NR 10 e para-raios

O CONFEA e os Conselhos Regionais CREA estabeleceram em sua resolução que somente profissional Engenheiro legalmente habilitado pode emitir laudos e parecer técnico para-raios. A NR10 por sua vez também estabelece a obrigatoriedade de documento técnico que assegure a conformidade das suas instalações elétricas com as normas de segurança e também a responsabilidade solidaria do contratante. Os principais levantamentos a ser inspecionados em um laudo de para-raios são; Projetos elétricos prediais em alta e baixa tensão, industriais e comercio, Projetos e laudos de Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, Laudos de para-raios e laudos de aterramento,
Análise da qualidade de energia e eficiência energética ,consumo, fator de potência, Manutenção, cabines e sistemas kV ,15kV,13,8, Análise termográfica verificação de aquecimento em instalações elétricas.

Projetos e consultoria para NR-10,Prontuário de instalações elétricas, Projetos de cabines primárias e subestações, Curto circuito, estudos de seletividade, ATPV , Energia incidente Arc Flash, Relés de proteção, Projetos com geradores a diesel,No-breaks e sistemas de corrente contínua, Elementos de Captação, Mastro, Poste Telescópicos e Base, Elementos de condução de cabo de cobre e barra de alumínio, Elementos de suporte e fixação, Elementos de conexão e fixação como conectores de medição e emenda, Caixa de inspeção de Aterramento, Condutor aterramento nu, LEP ou TAP, Barramento de equipotencialização principal, Dispositivos de Proteção de Surtos que é destinado a limitar sobretensões transitórias, Haste cobreada para aterramento, Solda exotérmica e conexões, documentos das medições e inspeção com ação corretiva para as deficiências. Conheça mais a Mundial cursos e fique por dentro das qualificações mais exigidas no mercado.laudoAVCB