Laudos de Para Raios

Atendendo as normas técnicas de para raios vigentes e as legislações federais, estaduais e municipais da sua cidade, sobre a instalação de pára-raios e aterramentos elétricos, pois caso haja alguma fatalidade os para raios instalados por nossa empresa estarão cumprindo das normas estabelecidas pela ABNT e NBR garantindo que legalmente, o fato seja caracterizado como acidente, caso fortuito ou força maior, evitando indenizações, processos judiciais, falta de cobertura pelas seguradoras.

A  inspeção o laudo do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) é o documento técnico que possui a finalidade de descrever a situação atual do sistema em relação as exigências da Norma Técnica Brasileira ABNT NBR e a NR-10.

A NR10 estabelece as empresas se municiarem de documento técnico que ateste a conformidade das suas instalações elétricas e do SPDA com as normas de segurança.

As inspeções e ensaios para emissão deste laudo devem ser executados segundo os objetivos, métodos e periodicidade prescritos na norma da ABNT para a proteção das estruturas contra descargas atmosféricas .

O laudo de para raios, diz respeito a um documento técnico, que precisa ser elaborado com o intuito de demonstrar as atuais condições do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas e o aterramento elétrico daquele local.

É com esse documento que se verifica se todas as condições do para raios está em conformidade com as Normas da NBR 5419 e a NR 10.

De acordo com o Ministério do Trabalho, é com a Norma NR 10 que se torna obrigatório que os empreendimentos e empresas, possuam esse documento, para mostrar que os para raios estão em conformidade com todas as normas de instalações e dentro de todas as normas de segurança.

Avaliação e emissão do documento

O laudo de para raios precisa ser feito, pois o Brasil é um dos países que mais possui incidência de raios no mundo todo. Com aproximadamente 70 milhões de ocorrências ao ano, de acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e por isso, é preciso que esses equipamentos estejam em conformidade com as regulamentações.

Por isso, para quem se faz necessário a instalação do sistema de para raios, este deve ser feito mediante testes e avaliações regulares para testar se o seu funcionamento está correto, e um laudo de para raios deve ser feito.

Este laudo precisa ter a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que normalmente é emitida somente pelo engenheiro responsável que realizar a instalação e o projeto do sistema. É válido ressaltar que esse documento precisa ser renovado todos os anos assim como suas manutenções.

Por que realizar a avaliação e a emissão do laudo?

Quando um empreendimento recebe a descarga elétrica de um raio, e ele está protegido por um para raios certificado e com tudo nos conformes, o sistema recebe essa carga e consegue direcioná-la para o solo.

Quando o empreendimento não possui essa proteção ou não tem o laudo de para raios e ele se encontra com inconformidades, além do prédio poder sofrer danos em sua estrutura, a carga pode chegar e passar pelas instalações elétricas do local.

Essa falha do para raios, põe em risco todas as pessoas que ali estiverem, assim como o próprio empreendimento e sua estrutura física.

Por isso, é tão importante contratar uma empresa especializada para fazer o laudo de para raios da sua empresa, e fazer todas as correções e manutenções necessárias para que o equipamento esteja em pleno funcionamento, assim como mandam as normas responsáveis.

É através do laudo de para raios que todas as verificações são emitidas, incluindo a duração da atividade, o estado de conservação dos equipamentos, captores, cabos, acessórios, e até a capacidade e a vida útil do sistema e o que pode ser proposto para melhorar o que for preciso e necessário.

Benefícios de fazer o laudo de para raios

Existem diversos benefícios para estar com essa documentação em dia. O laudo de para raios garante que você não sofra nenhum risco de morte, por descargas elétricas que podem ser causadas por raios.

Sem contar que ter um para raios que funciona de maneira correta, também evita que a empresa perca equipamentos eletroeletrônicos pela descarga elétrica que pode entrar em contato com a rede elétrica do empreendimento.

O laudo de para raios também serve para mostrar que a estrutura da edificação está totalmente dentro dos padrões, isolada e protegida contra explosões e rompimentos. O custo benefício acaba sendo mais vantajoso quando se faz manutenções regulares e de maneira correta no para raios, do que ter que trocar todo o sistema devido aos danos.