Treinamentos e Cursos de Ponte Rolante

Para mover cargas extremamente pesadas ou volumosas através do espaço aéreo em uma instalação, em vez de utilizar paleteiras ou outros equipamentos, uma ponte rolante (também chamada de guindaste industrial ou guindaste )  é recomenda para levantar, abaixar e mover um carregar horizontalmente. Os cursos e treinamentos para ponte rolante devem ser feito por todos os envolvidos nas operações.

Os guindastes suspensos têm alta capacidade de elevação para o movimento da carga. O deslocamento do guindaste é dirigido por um operador, manualmente ou com uma estação pendente com fio ou controles sem fio que orientam suas viagens elétricas ou pneumáticas.

Os usos típicos incluem o movimento multidirecional de materiais para apoiar as atividades de fabricação, armazenamento, carregamento ou descarregamento dentro de uma instalação, fora em um pátio, ou em uma ferrovia ou porto de embarque. Em todas as localidades, é necessário que todos os envolvidos, diretos e indiretamente nos processos, tenham feito os cursos e treinamentos para ponte rolante recomendados.

As pontes rolantes cobrem uma área retangular, movendo uma carga de um lado para o outro e para trás e para frente.

O dispositivo de elevação, denominado talha, é montado em um carrinho para movimento horizontal através de uma viga de ponte conectada a uma ou mais vigas horizontais que são suportadas em ambas as extremidades por caminhões. Os caminhões finais são fixados em ângulos retos com as vigas e se movem em pistas fixas.

O curso horizontal de guindastes tipo push é acionado manualmente pelo operador; alternativamente, uma ponte rolante elétrica é movida a eletricidade. Ainda outros guindastes podem ser movidos a ar (pneumáticos). Os guindastes vêm em uma variedade de estilos e são usados ​​com uma série de acessórios para facilitar o levantamento de carga, incluindo:

Guindaste de viga única – utiliza uma viga de ponte única conectada às duas pistas e caminhões finais. Esta viga da ponte ou viga única suporta um mecanismo de elevação ou talha que corre no flange inferior da viga da ponte; também conhecido como guindaste sob operação ou guindaste suspenso.

Guindaste de viga dupla – Esses guindastes utilizam duas vigas de ponte colocadas no topo dos caminhões da extremidade da pista. Eles normalmente incorporam um guincho de trole que se move ao longo do topo das duas vigas da ponte em seu próprio conjunto de rodas para aumentar o espaço livre sob o guindaste; também chamado de guindaste superior.

Guindaste de viga em caixa – utiliza uma configuração de caixa de quatro lados na fabricação da viga de ponte. Isso aumenta a capacidade de carga do guindaste e acomoda distâncias maiores da ponte. Geralmente, eles são utilizados em pares com o mecanismo de içamento operando em trilhos fixados no topo de cada viga de caixa.

Guindaste de viga treliçada – Um guindaste projetado com vigas mestras estruturalmente reforçadas para maior amplitude e capacidade de carga.

Guindaste com viga em I – utiliza viga em I padrão como viga da ponte e também pode empregar vigas em I como as vigas da pista.

Ponte rolante – configurados para montar uma carga e, geralmente, sobre rodas, esses guindastes são normalmente usados ​​em depósitos de madeira ou para mover grandes contêineres em portos marítimos.

Guindaste de torre – Manuseia cargas muito grandes e pesadas nos canteiros de obras e para o carregamento e descarregamento de contêineres de transporte.

Empilhador – guindastes que usam um dispositivo de manuseio de carga diferente de uma talha, como um mastro giratório ou telescópico suspenso no trole da ponte e equipado com garfos simples ou duplos ou um elevador de garra.

Efetores de extremidade ou abaixo do equipamento do gancho: Uma variedade de acessórios diferentes, específicos para a aplicação, podem ser adicionados à talha da ponte rolante para lidar com o levantamento ou posicionamento de diferentes cargas. Esses incluem:

Um gancho dispositivo que permite o levantamento de uma bobina por meio da inserção de um gancho no diâmetro interno da bobina. Um girador de gancho motorizado aciona a rotação do gancho preso ao bloco inferior de uma talha para controle de carga adicional.

Os elevadores de preensão usam fricção ou pressão que causa indentação para segurar uma carga. As garras ou grampos da pinça utilizam uma ação do tipo tesoura para segurar uma carga. As garras da bobina prendem o diâmetro externo de uma bobina por meio de pinças ou mecanismos de fixação para levantá-la ou girá-la.

Os elevadores mecânicos são compostos por duas ou mais peças rígidas que se movem em conjunto quando acionadas manualmente para proteger a carga.

Os elevadores a vácuo utilizam uma bomba de extração elétrica e almofadas seladas para criar um vácuo para prender o elevador a um objeto.

Os levantadores de folhas usam duas garras para agarrar uma carga de folha de metal ou madeira enrolando nas bordas. Uma borda na parte inferior das garras impede que a folha caia do levantador.

Vigas de içamento feitas de metal sólido ou fabricado, ou de madeira, são suspensas de uma talha / guindaste para fornecer vários pontos de içamento de carga para melhor segurança e controle do movimento da carga. Uma viga espalhadora usa dois ou mais ganchos para espalhar a carga em mais de um ponto de içamento. Para todas as aplicações, é necessário realizar cursos e treinamentos para ponte rolante para o correto manuseio dos equipamentos.

Os ímãs levantam, carregam ou liberam objetos ferrosos planos ou redondos com ou sem fonte de alimentação elétrica.

Lingas ou talhas de correia feitas de náilon, poliéster, cabo de aço ou materiais de elevação de corrente que são muito grandes e volumosos para serem transportados de qualquer outra forma, como bobinas de aço ou chapas.

Os guindastes suspensos são usados ​​em uma variedade de áreas para apoiar o processamento e manuseio em toda a instalação. Para todas as atividades, é importante que os operadores tenham feito os cursos e treinamentos para ponte rolante:

  • Montagem: Movendo produtos através de processos de produção
  • Transporte: Carregamento de produtos acabados em reboques ou vagões abertos
  • Preparação: Retenção do trabalho em processo para processos de produção adicionais
  • Armazenamento: Transporte de itens pesados ​​de e para áreas de armazenamento
  • Armazenamento: Movimentação de produtos grandes e pesados ​​de e para as docas